quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O que Aprendemos com as OPs

Fazer o povo saber o que está acontecendo, saber o que o povo quer para sua vila ou região, saber o que mais tem prioridades é o que os Orçamentos Deliberativos Participativo tenta fazer.
Deixar que o povo escolha o que fazer com o dinheiro que nada mais e nada menos é seu, é nosso  e fazer a real democracia.
Certos de que a Democracia que escolhemos é a representativa, ou seja, alguém nos representa, não nos tira seu direito de reclamar, elogiar, criticar, sugerir e dar opiniões e assim é o OP.
Algumas obras são de interesse geral da população São Bernadense, como estradas, ruas, calçadas, habitação, meio ambiente, ciclovias, esportes, lazer, saúde, educação e segurança, mas algumas das exigências distritais por região, existem coisas que a prefeitura não vê e é de grande importância...
Assim surgem as lideranças da comunidade, que diz o que deve ser feito como prioridade além das outras que já citei.
Fiz questão de estar nesta OP do Parque Havaí, pois minha mãe era professora da EMEB Jardim Thelma, que hoje se chama EMEB Alfredo Scarpelli situado no Parque Havaí e foi nesta escola que foi tirada as fotos, na quadra coberta.
Além de eu ter participado de outras OP, inclusive a da minha região, eu percebi que este é o jeito mais prático de um vereador ter aqueles que votaram nele, cobrando, pois é este nosso papel, cobrar, pedir benfeitorias, fiscalizar, o vereador fará disso um projeto que se aprovado será lei e será executado(aí vem o papel de fiscalizar do vereador... fiscalizar o executivo)
Muitas lideranças estavam presentes, vereadores e secretários, em todas as OP. Luiz Marinho deu a voz ao povo e por votos escolhem o que fazer
A OP que inclui o Jardim Claudia , Vila Vitória, Sítio Bom Jesus, Jardim do Lago entre outras escolheram a melhoria do Jardim Claudia, na qual Onofre, que faz parte da Associação Comunitária Nossa Terra(Vila Vitória) foi escolhido como representante. Isto por que além de nós do Vila Vitória estarmos vigiando aqui na Vila, vêmos ao redor e o Sr Onófre conhece todos, é um líder com certeza.

Aprendemos muito com os Orçamentos Participativos

              Algumas lideranças, Mozart Faggi, Eurico Rodrigues, Ferrerinha